Gratuita porque é dom de Deus com a possibilidade dada a cada um de salvação, de conhecimento mútuo entre Deus e o homem. Inesperada porque não se enquadra à categoria de “justiça” por parte do homem, mas a da “justificação” em Cristo como Mistério, como doação por todos, pois a graça foge da previsibilidade humana, limitada e racional, de fato, a graça contradiz a razão, mas não a desconsidera. É incompreensível devido ao amor ser transcendente, capaz de ultrapassar qualquer ato limite do homem, que não pode esgotar o mistério. Aqui entra a categoria “equivocidade”.

Pontos chaves da Teologia da Graça no Antigo Testamento:
bêrit – aliança (pacto entre iguais)
Promessa – doação
Misericórdia – A doação diante do pecado do homem. Deus age livremente em relação ao homem que implica numa relação interpessoal.
Perdão – Denuncia-se uma lógica de comportamento
Ex 34.6: Javé, Deus clemente e misericordioso, generoso, grande na benevolência e na fidelidade.

A doutrina paulina da Graça:
A Teologia paulina é toda permeada pela experiência soteriológica. Paulo tem uma experiência vocaional na graça de Deus, que lhe torna visível a salvação(Gl 5.5) – Conversão(Rm 3.24). A redenção, o mistério de Cristo é o ponto chave do anúncio de Paulo como escândalo para os judeus e loucura para os pagãos quando fala aos Coríntios. O evento Cristo é sinal também de CONVERSÃO.

O Antigo Testamento e a perspectiva escatológica da Graça:
A Escatologia não é vista com sentido apenas de futuro, mas de participação e de esperança para todos, e não só para um povo. Escatologia está relacionada com pneuma em João. É o Espírito da verdade revelada que se manifesta aos nossos incrédulos. O Espírito envolve toda a obra da salvação, de Adão passando por Abraão, Cristo e até hoje... A vida em Cristo como Filho de Deus não herdado do trono de Davi, mas como reflexo da vontade do Pai, é a possibilidade ou o canal da experiência sempre nova em Deus. Deus aqui não é o da ternura de uma mãe como no AT, mas é o da Misericórdia e o da novidade do Evento Cristo capaz de salvar a todos permanentemente, para sempre. Por isso, a esperança e a participação assídua no Mistério de Cristo é fonte inesgotável de graça e salvação. O caráter universal da graça supera o nomos(lei).

Prof. Jackislandy Meira de M. Silva.


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